Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 09/10/2017 15:38:56

"Saúde apresenta dados do 2º quadrimestre com aumento significativo na entrega de medicamentos"

Saúde apresenta dados do 2º quadrimestre com aumento significativo na entrega  de medicamentos

Cumprindo o que determina a Lei Federal nº 8.689/93, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a sua Audiência Pública, no último dia 27 de setembro, no Plenário da Câmara  Municipal, apresentando os dados referentes ao 2º quadrimestre do ano e, entre os dados  mais relevantes estão os atendimentos  médicos que chegaram a quase 40 mil,  29,97% a mais  que  no 1º quadrimestre de 2017.

Atendimentos nas unidades básicas de Saúde chegaram a quase 21 mil e especialidades atendidas fora do município foram 5.300. O quadro de procedimentos - cirurgias eletivas,  eletrocardiogramas, exames laboratoriais no Centro de Saúde, imunização, colposcopia, ultrassom, transferências com  ambulâncias para outros municípios e chamadas com  ambulância dentro do  município – registrou 12,5% maior que  no 1º quadrimestre.

Outro dado importante  é o número  de exames de Papanicolau que também teve uma  alta de 46,37%. Exame que previne o  câncer de colo de útero, que é o segundo tipo  de  câncer que mais mata mulheres no mundo todo. Os procedimentos odontológicos, com ações curativas aumentaram em 26,36%  com relação ao primeiro período.

E dentre  tantas ações da Saúde  Municipal que  tem o objetivo de  atender  a população usuária do Sistema SUS (Sistema Único  de Saúde), está a entrega de  medicamentos que foi  normalizada pela atual gestão. A planilha da Saúde registra um aumento de 114,53% no fornecimento dos  medicamentos em todas as unidades básicas  de  atendimento. No 1º quadrimestre foram 570  mil medicamentos entregues e no 2º quadrimestre atingiu 1.224.321 (milhão)  de unidades.

A Secretaria encerrou o período com a aplicação de 28,29% (liquidado) dos recursos próprios do município.

Publicado em:2017-10-09-15:38:56