Informativos e Eventos

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 29/10/2019 15:46:15

"Divisão de Cultura abre inscrições para oficina de teatro gratuita"

Divisão de Cultura abre inscrições para oficina de teatro gratuita


A Diretoria de Cultura da Prefeitura de Descalvado, através de Parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura e Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, oferecerá a Oficina Teatral “A Construção da Personagem à partir do Método Stanislavisky e a Montagem da Cena” com a atriz descalvadense Gaby Samithy.

A oficina baseia-se na ideia de que “não se pode vestir uma personagem do mesmo jeito que veste um figurino. A criação da personagem é um processo”. A frase (de autor desconhecido) resume bem o método que será trabalhado nas aulas.

A oficineira Gaby Samithy irá se utilizar de textos do livro “Comédia da Vida Privada” de Luis Fernando Veríssimo, que tratam de personagens em fatos cotidianos de forma cômica. A partir deles, o cursista será instigado a desenvolver as características psicológicas e físicas a partir do Método Stanislaviski.

Constrantin Stanislaviski , (05/01/1863- 07/08/1938) foi ator e diretor de teatro russo e um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, o qual tem como objetivo a busca de uma unidade teatral, inovando na forma de interpretação dos atores e proporcionando à plateia uma apresentação da realidade nos palcos, baseado em naturalidade, fidelidade histórica e busca de uma verdade cênica.

O método da oficina consistirá no estudo minucioso do texto, o qual trás as informações básicas e necessárias do perfil da personagem, e a partir daí o ator também criará características próprias sem se distanciar das originalmente apresentadas pelo autor do texto/ personagem. Serão realizados exercícios vocais e corporais para que o ator esteja com o corpo preparado e assim não “suje” as características físicas da personagem. Outro tema que será abordado é a importância do comprometimento dos agentes com o processo, o qual é trabalhoso e árduo, que demandam pesquisa e observação, itens que serão peças chaves para a realização desta oficina. A partir do trabalho do texto e criação da personagem, será desenvolvida a construção/montagem das cenas, que serão apresentadas no decorrer das aulas.

A oficina acontecerá aos sábados, entre os dias 9/11 e 7/12, das 14h às 18h, no Anfiteatro Profª Georgina L. Álvares (Antigo Cinema).

As inscrições (para maiores de 16 anos) são gratuitas, e podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, através do telefone (19) 3583-5637, ou pelo e-mail culturadescalvado@gmail.com. As vagas são limitadas!

Publicado em:2019-10-29-15:46:15
Fonte: Assessoria de Comunicação