Informativos e Eventos

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 06/05/2019 16:26:23

"Museu Público Municipal participa da ‘17ª Semana Nacional de Museus’"

Museu Público Municipal participa da ‘17ª Semana Nacional de Museus’

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus-SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

O tema da 17ª SNM é Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições e foi definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do dia 18 de maio. Para atender ao tema, o Museu Público Municipal de Descalvado, em pareceria com a associação Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado-AMUD, elaborou uma programação que celebra a memória e a cultura caipira do interior paulista.

Entre os dias 13 de maio e 5 de junho, o Museu recebe a exposição “Lembranças da Cia Sítio do Jeca”, que traz releituras de alguns ditados populares como “Lavo minhas mãos”, “Onde Judas perdeu as botas”, adivinhas e outras tradições. O material é resultante da pesquisa desenvolvida pelo ator e pesquisador Reinaldo Facchini, voltada a CULTURA POPULAR BRASILEIRA.

Segundo Facchini “São 55 obras populares que sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade, traduzidos em imagens através das lentes do fotografo Rafael Duarte e dos artistas plásticos Claudio Facchini e Bianca Pion Pereira”. O ator adianta que “durante a visita, o expectador pode testar seus conhecimentos sobre o tema”.

Reinaldo também desenvolverá duas atividades educativas, uma vivência prática que será realizada no dia 14 das 19h30 às 21h30 e uma oficina que vai acontecer de 15 a 17 de abril das 18h30 às 20h30. As atividades visam resgatar as brincadeiras, folguedos e jogos da tradição popular, valorizando a importância desse conhecimento na construção da identidade de todo e qualquer ser humano.

Ainda, segundo Facchini “O objetivo é  fazer a conexão entre a simplicidade e o resgate no ato de brincar, fortalecer a história de cada participante, resgatando brincadeiras, conhecimentos, músicas, confecções de brinquedos, trabalhando a ordem física, a criatividade, formas de expressões e a importância de se preservar esse universo lúdico que não é encontrado em vídeos, livros ou qualquer outro lugar”.

O público-alvo dessas atividades são educadores e interessados em geral acima dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3583-5637 no horário comercial.

Abrindo a SNM e a Exposição Lembranças o Museu e a AMUD oferecem ao público a “Roda de viola, boa prosa e alguns causos”  que será coordenada pelo ator Felipe Casati, que além de contar alguns de nossa terra, receberá no palco a Orquestra dos Violeiros, Luiz Hencklein, Jamir e Cauã, que vão interpretar alguns clássicos da música caipira.

Lembrando que todas as atividades do Museu são abertas ao público e gratuitas, aproveitem para ir e levar toda a família.

Publicado em:2019-05-06-16:26:23