Informativos e Eventos

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 17/09/2018 11:58:21

"Museu de Descalvado participa da 12ª Primavera dos Museus"

Museu de Descalvado participa da 12ª Primavera dos Museus

Mais uma vez, o Museu Público Municipal participará da tradicional temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com programações temáticas realizada em museus e centros culturais de todo o Brasil. A nova edição da ‘Primavera dos Museus’ vai propor como tema para fomentar discussões e inspirar atividades, em 2018, a educação museal.

“Celebrando a educação em museus” será o mote da 12ª Primavera dos Museus, que em Descalvado acontecerá entre os dias 20 e 23 de setembro. O tema escolhido para este ano põe em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências, os museus são permeados pela educação, e sua prática desempenha importante papel na dinamização dos espaços museais

Para os quatro dias de eventos, o Museu Público de Descalvado programou uma série de atividades que vão desde palestras e workshops, passando por uma tarde de jogos de RPG. As atividades começam no dia 20 (quinta-feira), às 19h30, com uma palestra do Prof. Me. Vanberto Rossi e do Prof. Rafael Franzin, com o tema “RPG e a Literatura Fantástica”.

Na sexta-feira (21), também a partir das 19h30, a palestra fica por conta do Prof. Dr. Cido Rossi, com o tema “O Senhor dos Anéis e RPG”. No dia 22 (sábado), acontece o Workshop de criação de RPG, com Jonas “Mestre Kareka” Florêncio e Rafael Franzin, a partir das 14h00.

E finalizando os eventos da 12ª Primavera dos Museus, no domingo (23) acontece a ‘Tarde de Jogos de RPG’, das 14h00 às 18h00. As atividades envolvendo palestras (sexta e sábado) acontecerão no Anfiteatro Profª Georgina L. Alvares (antigo Cine Teatro Estação). Já o Workshop do dia 21 e a ‘Tarde de Jogos’ serão realizados no Bloco Cultural “Profª Cacilda Gallo” (Fepasa).

1º ECOART – Concomitantemente à Primavera dos Museus, a Divisão de Educação e Cultura também programou a realização do 1º ECOART de Descalvado, com palestras, exposições de arte e degustação e alimentos naturais.

Agendado para ter início a partir das 10h00 do sábado (22), o evento será realizado no Centro de Convivência Profª. Maria Aparecida Fioroni Kastein, que engloba todo o complexo do Museu Público e do Anfiteatro Municipal.

Finalizando o sábado recheado de atividades culturais, também acontecerá a estreia da “Orquestra de Câmara de Descalvado”, marcada para as 19h00, no Anfiteatro Profª Georgina L. Alvares (antigo Cine Teatro Estação).

Publicado em:2018-09-17-11:58:21