Informativos e Eventos

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 12/11/2022 09:32:01

"Divisão de Cultura tem programação especial para comemorar a semana da Consciência Negra"

Atividades incluem Oficina de Capoeira, programação especial no Ponto Mis.

No Dia 20 de Novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da luta pelo fim da escravidão no Brasil, acontece no Centro de Convivência “Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein” (FEPASA) um ‘aulão’ de Capoeira de Rua com o professor Antônio Ricardo Ferreira Nascimento, o “Toinho”.

Professor de capoeira desde 2006, tendo dado aula tanto no Brasil como em outros países da Europa e América Latina, Toinho é campeão das principais competições da modalidade. O aulão vai mostrar novas técnicas e olhares para melhorar as habilidades e condicionamento dos praticantes.

A aula terá início às 12h com os fundamentos e musicalidade e, a partir das 14h, inicia-se a parte prática. Ao final, os presentes serão convidados a participar de uma roda de capoeira seguido da apresentação de samba de roda. A atividade é aberta e gratuita, podem participar praticantes de todos os níveis e não praticantes também.

Luther King e Spike Lee no Ponto Mis/Descalvado

A programação do Ponto Mis traz a mostra Grande Diretores com os filmes “Selma, uma luta pela igualdade” de Ava DuVernay e “Infiltrados na Klan” de Spike Lee, que procuram refletir sobre lutas pela conquista de direitos e pelo fim da violência racial nos EUA.

O primeiro conta a história do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

O segundo filme acompanha o policial negro do Colorado, Ron Stallworth, que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisa estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

As exibições acontecem no Auditório “Professor Roberto Villani”, no piso superior da Biblioteca Pública Municipal, localizado na Rua Guerino Oswaldo, 446, se serão nos dias 17 e 18/11 às 19h. A entrada é gratuita.

Serviço:
Capoeira de Rua
Local: Centro de Convivência “Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein” (Antiga FEPASA)
Dia/hora: 20/11 das 12h ás 16h30

Filme “Selma, uma luta pela igualdade”
Local: Auditório “Professor Roberto Villani” (altos da Biblioteca Pública Municipal)
Dia/hora: 17/11 ás 19h

Filme “Infiltrados na Klan de Spike Lee”
Dia/hora: 18/11 ás 19h

Publicado em:2022-11-12-09:32:01